Requisitos do Sistema

Não é necessário nenhum programa adicional para utilizar o Vodafone Conferencing.

  • Microsoft Windows (7, Vista, XP, 2000)
  • Mac OS X 10.3 ou superior
  • Todas as versões Linux a partir do ano de 2006

Hardware

  • Processador Intel/AMD 1.6GHz ou superior
  • Processador PowerPC G4 1.25GHz ou superior, 512MB RAM ou superior

Software

  • Flash Player 7 ou superior
  • Web browser - para utilização optimizada de todas as funcionalidades, por favor utilize um dos seguintes browsers:

Browser

  • Firefox ≥ 3.5
  • Internet Explorer ≥ 8
  • Safari ≥ 4
  • Chrome

Guias

Consulte estes manuais para tirar o máximo partido do Serviço Vodafone Conferencing.





FAQ's

Chamada em conferência

  • Quais são os requisitos para fazer uma chamada em conferência da Vodafone?
    Para utilizar o Vodafone Conferencing vai precisar de um telefone (fixo ou móvel) que suporte tons DTMF.
  • O que é uma reunião ID e como se utiliza?
    É uma reunião com um número único de identificação de 8 dígitos que foi criada para identificar a chamada em conferência ou conferência Web. Ao aderir a uma chamada em conferência, a reunião ID é usada para se juntar aos seus Colaboradores numa sala privada de conferências. O ID da reunião está incluído no seu convite, para si e para os seus participantes, e será recebido depois de marcar a reunião.
  • O que é o PIN do moderador e para que é utilizado?
    O PIN do moderador é um número de 7 dígitos que é utilizado pelo organizador da reunião e que permite funcionalidades especiais como, por exemplo, iniciar a reunião, silenciar e activar participantes, partilhar conteúdos e controlar a conferência Web. O PIN do moderador está incluído no convite enviado apenas para o organizador da reunião.
  • Como devo proceder para participar numa chamada em conferência, estando a ligar do estrangeiro?
    Pode aceder ao Serviço Vodafone Conferencing em qualquer país em que se encontre. Em Roaming ou a partir de qualquer operador internacional utilizando sempre o mesmo plano de numeração Pode encontrar os números de acesso do Vodafone Conferencing no seu convite de e-mail.
  • Preciso de um telefone para utilizar ao Vodafone Conferencing?
    Sim, vai precisar de fazer uma chamada em conferência Vodafone. Após essa ligação, pode utilizar a conferência Web sem custo adicional.
  • Como faço para pagar a utilização do Vodafone Conferencing?
    É tão simples usar o Vodafone Conferencing como fazer uma chamada telefónica. Qualquer pessoa pode marcar reuniões gratuitamente e juntar-se a uma conferência Vodafone. Apenas terá que suportar o custo da chamada do serviço. Será cobrado apenas pelo tempo que estiver a usar o telefone. O consumo aparece na sua factura de telecomunicações.
  • Como fazer com os participantes que têm ligações telefónicas com ruído?
    O moderador pode silenciar todos os participantes marcando *5 no seu telefone ou seleccionando a opção Silenciar na lista de participantes. Pode encontrar um resumo sobre todos os códigos do teclado aqui.
  • Como criar uma Reunião/Conferência Recorrente?
    Utilizadores Registados podem agendar reuniões recorrentes utilizando o seu cliente de e-mail como por exemplo o Outlook. Para tal, deverão marcar a reunião recorrente no Calendário e incluir o endereço vodafone@conferencing.vodafone.com como participante. Tanto o moderador como os participantes irão receber um e-mail com o convite inicial. Após a confirmação do Moderador através do link recebido no e-mail, é que os participantes recebem um e-mail adicional com todos os detalhes da reunião.

Webconferência

  • Qual a resolução mínima do ecrã a ser usada sem problemas no Vodafone Conferencing?
    A realização do Vodafone Conferencing adapta-se a todas as resoluções de ecrã comuns. Contudo, recomendamos uma resolução de 1024 x 768 pixels ou superior.
  • Quais são os arquivos e documentos suportados na função Apresentação?
    Os seguintes ficheiros podem ser enviados e apresentados numa reunião Web: Adobe PDF, MS Powerpoint, MS Word, MS Excel, OpenDocument, OpenOffice, imagens (JPG, PNG, TIFF, GIF), vídeo (AVI, FLV) e áudio (MP3). Para formatos não suportados, pode usar o recurso de partilha de ecrã e apresentar qualquer aplicação no seu computador.
  • O que é a partilha de ecrã e como funciona?
    A partilha de ecrã é uma funcionalidade que permite ao moderador partilhar aplicações no seu desktop, com participantes. Esta função pode ser muito útil para colaborar na demonstração de ficheiros em tempo real ou numa acção de formação, por exemplo. A partilha de ecrã funciona através de uma pequena aplicação no computador do moderador. De seguida basta seleccionar a aplicação que pretende partilhar.
  • O que é o controlo remoto, e como funciona?
    O controlo remoto é uma funcionalidade que permite a um participante controlar o computador de outro participante usando o seu "rato". Os participantes têm total controlo sobre quem está a usar o seu computador e podem cancelar esta opção a qualquer momento. O controlo remoto é particularmente útil quando se está a elaborar um documento único, ou alguém está a fornecer suporte de IT à distância. A pequena aplicação terá de ser executada no computador, de forma a permitir o uso do controlo remoto.
  • O que devo ter em conta numa apresentação PowerPoint?
    Os efeitos animados de documentos de PowerPoint não são mostrados quando se usa a funcionalidade de apresentação. No entanto, pode usar a partilha de ecrã para que as animações sejam vistas pelos participantes.
  • As apresentações de vídeo e áudio são sincronizadas?
    Sim. Um servidor de streaming entrega os conteúdos de vídeo sincronizados a todos os participantes. Desde que haja largura de banda suficiente a sincronização é mantida para todos os participantes. Para saber mais sobre os requisitos de largura de banda, consulte a secção de suporte.
  • No fim de uma reunião posso exportar as apresentações, registos de chat e upload de arquivos para os ver posteriormente?
    Sim. Se voltar a uma reunião que já terminou pode encontrar o upload de arquivos. Apresentações e registos de chat só serão visíveis para quem marcou reunião. Se tiver usado a partilha de ecrã durante a sua reunião, a informação não será armazenada.
  • O que acontece com o upload de arquivos e apresentações após a reunião ter sido encerrada?
    Os registos de apresentações, arquivos e chat usados na reunião serão salvos e armazenados por sete dias. Você pode aceder ao conteúdo e regressar à reunião, eliminá-lo manualmente usando a opção Reset da Reunião. Sete dias após a reunião, todos os conteúdos serão eliminados automaticamente.
  • O moderador pode controlar o conteúdo visto pelos participantes?
    Sim, o moderador controlará o conteúdo que está a ser visto dentro da reunião pelos participantes. O moderador também pode activar e desactivar algumas funcionalidades como o chat, da lista dos participantes.
  • Posso usar o controlo remoto no Vodafone Conferencing para controlar os computadores dos participantes durante a formação e manutenção?
    Sim, o Vodafone Conferencing suporta uma opção no controlo remoto que permite ao moderador controlar os computadores dos participantes. Os participantes têm total controlo sobre quem está a usar o seu
 computador e podem cancelar esta opção a qualquer momento, pressionando a tecla (Esc) no teclado.
  • Uma votação pode ser guardada e exportada?
    Não, actualmente o Vodafone Conferencing não permite a exportação de votações.
  • Posso gravar uma Conferência Vodafone?
    Não, actualmente o Vodafone Conferencing não suporta gravações nas suas chamadas em conferência e Webconferências.
  • Os participantes precisam de conhecimentos especiais para poderem participar de uma reunião?
    As Conferências Vodafone dispõem de um interface de utilizador intuitivo e disponível em vários idiomas diferentes. Incluindo: Inglês, Alemão e Português. O interface do utilizador é fácil de entender e foi desenhado para o utilizador médio de Internet.

Segurança

  • As reuniões do Vodafone Conferencing são seguras?
    Sim. O Vodafone Conferencing usa os mais actuais sistemas de segurança. Saiba mais sobre este ponto no nosso guia de Segurança do Vodafone Conferencing.
  • No Vodafone Conferencing as funcionalidades de ecrã de partilha e de controlo remoto são seguras?
    Sim, a opção de partilha de ecrã só mostrará conteúdos que sejam explicitamente seleccionados pelo apresentador. O controlo remoto permite cancelar instantaneamente qualquer comando, pressionando "Esc" no teclado.
  • Não tenho perfil de administrador no meu computador. Posso usar o Vodafone Conferencing?
    Sim. O Vodafone Conferencing usa o plug-in Adobe Flash no seu browser. Algumas funcionalidades, como a partilha de ecrã ou o controlo remoto requerem um pequeno programa que deve ser executado no computador do utilizador. Este programa é uma aplicação "zero-footprint", o que significa que não deixa nada guardado na memória do computador depois de ser utilizado e não necessita de perfil de administrador.

Solução de problemas

  • O que fazer se não conseguir aderir a uma conferência?
    Por favor, verifique se o seu telefone suporta tons DTMF. Consulte o guia "Como participar de uma reunião" para obter mais informações.
  • O que fazer se os meus participantes não receberem o convite para a reunião?
    Os convites por e-mail são enviados pelo Vodafone Conferencing através de um servidor de e-mail registado. Excepcionalmente estes e-mails podem ser rejeitados pelos servidores dos destinatários ou por filtros de Spam. Pode reenviar os mesmos a partir da reunião Webconferência, no botão "Convite". Pode ainda enviar os detalhes da conferência aos seus participantes manualmente. Os participantes devem entrar na reunião com o seu ID e endereço de e-mail, introduzidos manualmente.
  • O que acontece se a minha ligação à Internet cair?
    Por um breve período (menos de 30 segundos) se a ligação cair é automaticamente restabelecida. Se a ligação estiver em baixo mais de 30 segundos, o participante pode manualmente restabelecer a Webconferência, deixando o sala de reunião e reentrando quando a ligação estiver novamente disponível.
  • O que fazer quando as fontes ou os elementos gráficos de uma apresentação não são exibidas correctamente?
    Quando as fontes ou os elementos gráficos não são exibidos correctamente pode ser por estar a utilizar fontes especiais ou algumas aplicações específicas. Pode resolver isso alterando a sua apresentação para um formato PDF. Como alternativa, pode usar a funcionalidade de partilha de ecrã e partilhar os documentos directamente do seu computador.
  • O que fazer quando a partilha de ecrã ou o controlo remoto não funcionam?
    Se estas opções não estiverem a funcionar correctamente, e estiver a utilizar um servidor proxy, precisa de configurar estas aplicações com as configurações do mesmo. Para isso, clique no ícone Vodafone, na barra de tarefas do seu computador, e seleccione "Settings". Coloque um visto em "Use Proxy" e preencha com os dados solicitados.Se o servidor proxy solicitar autenticação, digite o seu nome de utilizador e senha proxy nos campos respectivos.

Questões Técnicas

  • Preciso de fazer download de algum software para usar o Vodafone Conferencing?
    Não, o Vodafone Conferencing é totalmente baseada na web. Apenas precisa de um browser e do plug-in Adobe Flash. Para usar a partilha de ecrã ou o controlo remoto terá de fazer o download e executar a Conferência Cliente Vodafone. Consulte aqui mais informação sobre esses requisitos.
  • Quais são os requisitos de sistema necessários para o Vodafone Conferencing?
    Para a chamada em conferência apenas precisa de um telefone. A Webconferência foi concebida para trabalhar com todos os sistemas operativos e browsers. Consulte aqui mais informação sobre esses requisitos.
  • Preciso de configurações de firewall especiais para usar o Vodafone Conferencing?
    A utilização do Vodafone Conferencing não exige configurações de firewall especiais. No entanto, a comunicação com algumas configurações firewall entre o desktop e o servidor passa por um servidor "proxy HTTP". 
Dependendo da sua disponíbilidade, largura de banda e velocidade do servidor Proxy, o vídeo pode sofrer alguns atrasos. Se o atraso for superior a 200ms deverá falar com o seu administrador de sistema para activar a porta TCP 1935 (apenas saída) para permitir à Conferência Vodafone comunicar mais rapidamente. Em casos raros "stateful firewalls" pode interromper a ligação do Vodafone Conferencing após ter sido transferida uma certa quantidade de dados. Neste caso contacte o seu administrador de sistema. O Vodafone Conferencing utiliza um protocolo codificado em tempo real e uma corrente
(RTMP/E) para a comunicação de vídeos. O Vodafone Conferencing normalmente estabelece-se através da TCP porta 1935 (apenas saída). Em caso de restrições de firewall, o Vodafone Conferencing comunica pela HTTP na TCP porta 80 (o padrão HTTP-Porta) e TCP porta 443 (padrão HTTP/S porta).
  • A minha ligação à Internet, durante uma reunião na web, é muito lenta. O que fazer?
    O Vodafone Conferencing ajusta automaticamente a qualidade dos vídeos quando ocorrem alterações na ligação à Internet. Quando a ligação é muito lenta o sistema pode desactivar os videos automaticamente. Os requisitos de largura de banda para o Vodafone Conferencing podem ser encontrados aqui. Também pode verificar a sua ligação à internet e largura de banda através do teste de ligação.
  • Quais são os requisitos da largura de banda para as reuniões do Vodafone Conferencing (vídeos e apresentações)?
    A largura de banda depende do número de participantes na reunião. Para um vídeo esta deve ser aproximadamente entre 50 kbit/s (dependendo da qualidade do vídeo) e 120
 kbit/s. É necessário um upstream (para downstream: 50 kbit/s – 120 vezes kbit/s, o número de participantes).Exemplo: para uma Conferência Vodafone com 5 participantes, onde cada participante transmite áudio e vídeo, cada participante requer 50 kbit/s de ligação de velocidade para o servidor (upstream) e 200 kbit/s downstream (4 x 50 kbit/s ). 
A partilha de ecrã ou desktop requer cerca de 50 a 3Mbit/s upstream dependendo da largura de banda e do tamanho do ecrã partilhado e do nível de detalhes.
  • Posso consultar rapidamente o desempenho da minha ligação à Internet?
    Sim, dentro do interface da Webconferência pode medir a sua largura de banda ao vivo. Também vai receber informações pop-up. Esses dois recursos explicam ao utilizador o estado actual da sua ligação à Internet e da sua reunião.

Para ter uma reunião sem dificuldades, por favor verifique a sua ligação à Internet. Recomendado para todos os participantes.